Differences between revisions 15 and 16
Revision 15 as of 2008-09-02 17:13:20
Size: 7309
Editor: WagnerBruna
Comment: paragraph rewritten for clarity
Revision 16 as of 2008-09-02 17:24:09
Size: 7761
Editor: WagnerBruna
Comment: translated "what mercurial can't do" section
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 226: Line 226:

== O que o Mercurial não faz ==

Muitos usuários do Subversion ou do CVS costumam manter projetos relacionados agrupados em um repositório.
O Mercurial não foi projetado para isso; em especial, isso significa que você não pode obter apenas um diretório de um repositório.
Se você precisa manter os repositórios de múltiplos projetos juntos em um tipo de meta-repositório, você pode tentar a [:ForestExtension:extensão Forest].

O modelo de desenvolvimento descentralizado do Mercurial pode confundir os novos usuários. Esta página tenta ilustrar alguns conceitos básicos. Veja o [:BrazilianPortugueseTutorial:Tutorial] para instruções passo a passo.

(This page in English: UnderstandingMercurial)

TableOfContents

O que é um Repositório

Os [:Repository:repositórios] do Mercurial contêm um [:WorkingDirectory:diretório de trabalho] acoplado:

O repositório contém o histórico completo do projeto. Diferente dos [:SCM:SCMs] tradicionais, onde há apenas uma cópia central deste histórico, todo diretório de trabalho é acompanhado de uma cópia privada do histórico. Isto permite que o desenvolvimento ocorra em paralelo.

O diretório de trabalho contém uma cópia dos arquivos do projeto em um determinado ponto do tempo, pronta para edição (por exemplo, revisão 2). O arquivo de [:Tag:tags] e o arquivo de padrões de arquivos ignorados ([:.hgignore]) também fazem parte do diretório de trabalho, e também são armazenados no repositório.

Salvando (Committing) Modificações

Quando você submete suas modificações ([:Commit:commit]), o estado do diretório de trabalho em relação aos seus [:Parent:pais] é gravado como uma nova [:Revision:revisão]:

Note que a revisão 4 é um ramo (branch) da revisão, a qual era a revisão no diretório de trabalho. Agora, a revisão 4 é o pai do diretório de trabalho.

Revisões, Changesets, Heads, and Tip

O Mercurial agrupa as modificações relacionadas a múltiplos arquivos um único conjunto atômico de modificações ([:ChangeSet:changesets]), as quais são as revisões para o projeto como um todo. Cada uma destas modificações recebe um [:RevisionNumber:número de revisão] seqüencial.

Devido ao Mercurial permitir o desenvolvimento distribuído em paralelo, estes números de revisão podem ser diferentes entre os usuários. Assim, o Mercurial também atribui para cada revisão um identificador global de modificações ([:ChangeSetID:changeset ID]). Os Changeset IDs são números hexadecimais de 40 dígitos, mas podem ser abreviados para um prefixo qualquer que não seja ambíguo, como "e38487".

Ramos (branches) e fusões ([:Merge:merges]) no histórico das revisões podem ocorrer em qualquer ponto. Cada ramo que não está unido cria uma nova cabeça ([:Head:head]) do histórico de revisões. Aqui, as revisões 5 e 6 são cabeças. O Mercurial considera a revisão 6 como sendo a extremidade ([:Tip:tip]) do repositório, a cabeça com o maior número de revisão.

Clonando, Modificando, Mesclando e Obtendo

Vamos iniciar com a usuária Alice, a qual tem um repositório que se parece com este:

O Bob [:Clone:clona] este repositório da Alice e obtém uma cópia completa do mesmo (apesar do seu diretório de trabalho ser independente!):

O Bob então [:Commit:submete] algumas modificações:

A Alice realiza suas modificações em paralelo:

O Bob então [:Pull:puxa] as modificações da Alice para sincronizar seu repositório com o dela. Isto copia todas as modificações da Alice para o repositório do Bob:

Devido à revisão g da Alice ser mais nova que as revisões do repositório do Bob, esta agora passa a ser a extremidade (tip). O Bob então faz um [:Merge:merge] o qual combina as últimas modificações nas quais ele estava trabalhando em (f) com o tip, submete o resultado e termina com:

Agora, Alice puxa de Bob suas modificações e obtém e, f e h, e estará totalmente sincronizada:

Um Sistema Descentralizado

O Mercurial é um sistema completamente descentralizado e portanto não tem nenhuma noção interna de repositório central. Assim, os usuários são livres para definir suas próprias topologias para compartilhar as modificações (veja CommunicatingChanges):

O que o Mercurial não faz

Muitos usuários do Subversion ou do CVS costumam manter projetos relacionados agrupados em um repositório. O Mercurial não foi projetado para isso; em especial, isso significa que você não pode obter apenas um diretório de um repositório. Se você precisa manter os repositórios de múltiplos projetos juntos em um tipo de meta-repositório, você pode tentar a [:ForestExtension:extensão Forest].

Para uma introdução prática de como utilizar o Mercurial, veja o ["Tutorial"].


CategoryBrazilianPortuguese

BrazilianPortugueseUnderstandingMercurial (last edited 2013-04-04 22:31:53 by LeonardoPostacchini)